sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Ética no cotidiano escolar

Caros colegas! Me transportei ao texto da autora (Herman, 2008 p. 15 e 16) com o titulo de: Ética: A Aprendizagem da Arte de Viver. Para em seguida descrever como observo a Ética da Aprendizagem em minha prática no cotidiano escolar. Quando a autora descreve arte de viver e o papel que uma educação étnico-estética se constitui pelo reconhecimento da tensão entre o eu singular e o nós (comum). Me remeteu  a continuar refletindo suas palavras quando diz que: "na nossa vida estimulante e maravilhosa é também parte do mundo em seu conjunto, um mundo em que  a fome e a doença são a sina diária de grande parte dos seres humanos que ainda existem". 
De inicio o texto faz uma indagação fazendo o seguinte questionamento com relação ao contraste entre essas duas imagens da vida humana dizendo: Que direito tem alguém de viver num mundo feliz, que pode expressar-se livremente, enquanto exista o outro mundo e alguém seja parte dele?  
A partir dessas reflexões que meus alunos registram dentro de si uma memória não racional, o quanto ele aluno como sujeito foi respeitado em sala de aula por mim (professora) e por seus colegas. Penso que esse é um dos primeiros pontos da ética. O respeito mutuo é importante na construção do processo da identidade e do conhecimento desse sujeito. Depois que descobre a importância do respeito mutuo fica fácil explicar ao aluno que: não é ético machucar os outros.
Por fim, reforço sempre que devemos tratar os outros, mesmo que ausentes, do mesmo jeito que gostaríamos de ser tratados.  

Resultado de imagem para imagem sobre respeito na escola




Referência:
https://userscontent2.emaze.com/images/573eac7e-7319-4fee-b86f-9c916e60ab49/6db30f5b866faa0f0efe921ffa0ef869.jpg Acessado dia 10/01/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário