sexta-feira, 11 de maio de 2018

Entender a realidade do aluno é primordial no processo ensino aprendizagem

Caros colegas! Entender a realidade do aluno é primordial no processo ensino aprendizagem.

          Em minhas reflexões percebi que para se avaliar os componentes pedagógico, em relação a questões  sociais em que o aluno está inserido. É portanto, uma questão que exige tempo do professor que deseja fazer um levantamento desses dados. Precisará de que o professor vá até a casa dos alunos e veja de perto a sua realidade sócio cultural.
Refletindo sobre o “Retrato sócio cultural do educando”. Isso exige trabalho extra do professor, que terá que sair fora da sua jornada de trabalho para fazer de perto esses levantamentos. O que acredito devido a muitos professores que fazem dupla ou tripla jornada de trabalho, sem contar a formação continuada que lhe é exigido. Percebo que lhe faltará tempo, para se dedicar a essa questão com mais afinco.
            Não que isso deva ser deixado de lado. E sim, deixado para um outro momento.
Fernado Becker em seu modelo pedagógico epistemológico nos alerta para sua importância dizendo em seu modelo epistemológico que os principais sujeitos da escola são o aluno e o professor.
             Portanto, o professor deve conhecer a comunidade em que a escola está inserida.
O professor deve conhecer como o aluno aprende, a partir daí o professor vai pautar toda suas ações dentro do processo ensino aprendizagem. Ou seja, dependendo da forma como o professor entende que se dá a aprendizagem e a maneira como você vai agir dentro da sala de aula ou a maneira como o professor vai ministrar a sua aula.
        Em 2001 tive em minha sala de aula um aluno que apresentava comportamentos agressivos. Era repetente e não era assíduo nas aulas. Com umas simples visitas pude constatar o problema de questões econômicas e familiares pelos quais sua família estava passando. Contudo, os problemas de ordem social não foram resolvidos daquela família. Más, pude ter um novo olhar para aquele aluno. Adaptando suas atividades de acordo com a sua realidade. Bem como, entender suas revoltas e saber acalmá-lo. Passei a amá-lo e a me interessar mais por ele.
        Tinha alguns finais de semana que abri mão para dar aula de reforço para que este aluno pudesse acompanhar o restante da turma.
          "Conhecer a realidade do aluno é muito importante no processo ensino e aprendizagem".
“Relações da escola com a realidade sócial”.   Rays (2000), 

Nenhum comentário:

Postar um comentário