terça-feira, 20 de setembro de 2016

Formação de professores

Para complementar e esclarecer melhor a representação do conhecimento do professor, ou melhor, de cada um de nós caros colegas, escolhi a citação abaixo. E também coloquei a imagem abaixo representando um evento de formação continuada de professores.
Num processo de formação de professores, a própria experiência escolar tem um papel preponderante nas representações pessoais sobre a educação, a escola, os professores, os alunos, os conteúdos da aprendizagem, as estratégias de ensino etc. Rememorar estas experiências, compará-las com sua prática profissional atual, ou com as situações de aprendizagem que está planejado, podem ser intervenções importantes neste processo, porque favorecem a conscientização sobe a concepção de ensino presente em uma e na outra proposta pedagógica. Revistando sua história com aprendiz, o professor pode desenvolver empatia com o processo do aluno e transformar suas idéias iniciais sobre como conduzir o processo de ensino. (ZABALA, 1998, p.187).       A imagem abaixo esta nos representando no Ensino a Distancia de Pedagogia.

Esta semana toda refleti  sobre o que o conhecimento do professor representa. Depois de algumas leituras como essa acima, cheguei à conclusão de que representa um conjunto de saberes que o habilita para o exercício do magistério. Esse conjunto de saberes é o que buscamos e temos encontrado na academia deve ficar claro colegas, que não deve ficar só nisso devemos continuar a busca depois da graduação. Há uma necessidade de uma formação continuada para que os professores possam aprimorar seu conhecimento, bem como atualizar-se, tirando suas duvidas, refletindo sobre as situações de aprendizagem em suas salas de aula. Como sabemos o processo de reflexão exige muito de nós, temos que ter uma predisposição a um questionamento crítico da intervenção educativa e uma análise da prática na perspectiva de seus pressupostos, problematizando valores e as concepções de cada um de nós.

Bibliografia
ZABALA, A. A prátiaca educativa; como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário