quinta-feira, 22 de setembro de 2016

1ª postagem do lV semestre memória da disciplina Seminário Integrador lV

           O primeiro dia de aula sempre é marcante, talvez por ser o inicio de tudo e o que é melhor quem nos recepcionaram foram nada mais nada a menos que os nossos coordenadores a Rosane e o Credine.
           Foi bem compensador, ficou claro que um dos conceitos de “postagem” no Blog foi de que representa um Diário, ou melhor, um Semanário, foi combinamos isso com a turma “E”, desde o 3º semestre. Portanto ficou definido que postaríamos uma vez por semana. neste caso o coordenador Credine não ficou nada satisfeito pois desejava que fosse feito três postagem por semana, adorei a idéia de ter sido combinado uma postagem por semana,  visto que,  estou em fase de adaptação tanto com a produção textual, como com o recurso tecnológico e o que é melhor aprendendo a equilibrar o meu tempo. Entendo que assim dá pra caprichar mais e sem correria. 
          A professora Rosane nos aconselhou a focarmos mais no curso, a ficarmos conectados diariamente ou pelo menos três vezes na semana, usando nosso tempo off–line para pensar, ler e elaborar as suas atividades, sem contar o chá de ânimo que não pode faltar no inicio do curso. Enfatizou a importância de equilibrarmos o nosso tempo. Nas palavras da coordenadora Rosane Aragão ela diz o seguinte e isso não me sai da cabeça: “cuidar para que as coisas aconteçam”. Sabias palavras! Pois é comum no nosso meio a prática de procrastinar com as tarefas, deixando criar uma bola de neve, ou melhor, um rolo de blocos com tarefas por fazer.
Por termos ajudamos na elaboração dos requisitos para que uma postagem se qualifique como uma boa postagem e outra postagem como ruim. O que foi legal! Porém acabamos por dar “um tiro no pé”, mal sabíamos que nossa participação, ou seja, nossa proposta se voltaria contra nós mesmos, ou melhor, aprendemos a qualificar uma boa postagem e uma postagem ruim, não imaginávamos que a partir de então quem iria ler e qualificar as postagens uns dos outros adivinhou ou acertou quem disse ou pensou que fossem nós alunos! Isso mesmo! Experimentamos do nosso próprio veneno, o sentimento naquele momento foi de surpresa!
 Ao nos deparamos com uma responsabilidade que até então desconhecíamos, ou seja, diminuiu as postagens, mas aumentou a responsabilidade de lermos e ao mesmo tempo avaliarmos a postagem do colega acabou ficando elas por elas.
Logo ficou entendido que o trabalho no Portfólio seria uma oficina de escrita, ou seja, um treino da escrita, que deve acontecer uma vez por semana e que iríamos ler e qualificar as postagens da parceira ou parceiro de uma boa postagem e uma postagem ruim.
              Para finalizar gostaria de a título de conhecimento para quem tiver interesse de saber como ficaram combinado os critérios que qualifica uma postagem, de boa ou ruim observem a baixo como ficou:
Boa postagem
Relatos reflexivos
Reflexões mais amplas
Avançar naquele conhecimento e ir além do que aprendemos
Realizar articulações com o curso e a algumas disciplinas
Vencer parâmetros nas práticas de ensino
Ser claro
Ser objetivo
Prática inovadora
Reflexão global
Colocar as dificuldades no curso
Mostrar as trajetórias da aprendizagem e conduta
Embasamento teórico
Sanar dúvidas
Descrever as conquistas
Postar poemas e o seu significado para aquela aprendizagem
Apresentar novidades
Estabelecer relação com a prática
Deve ter conteúdo, começo, meio e fim
Deve ter boa argumentação
Deve referir a alguma das disciplinas
Postagem ruim
São aquelas postagens que não vem de encontro com uma boa postagem.
Pouca objetividade
Pouco fundamentada
Uma descrição sem reflexão
Com frase solta
Com plágio
Pouca objetividade
Pouca clareza
Pouca argumentação
Sem um objetivo
Sem estrutura, ou seja, começo, meio e fim.

Aqui encerro minhas reflexões da 1ª aula do Seminário Integrador lV, aproveito esta oportunidade para fazer uma ressalva aos colegas quando forem avaliar as postagens do colega. Em primeiro lugar, uma das dificuldades que observo e vivencio na prática é quando estamos fora da sala de aula por um motivo ou outro isso dificulta no momento de relatar experiência em sala de aula. Por estarmos lidando com pessoas e sabemos que lidar com pessoas não é fácil principalmente quando as pessoas estiverem um pouco sensível. O que quero alertar é o seguinte que antes de falarmos dos pontos negativos devemos enaltecer a parte que consideramos boa ou eficiente, pois mesmo que for uma postagem muito ruim sempre tem um ponto positivo para comentarmos, dessa forma quando falarmos dos pontos negativos da postagem não irá doer tanto na pessoa que esta sendo avaliada, visto que a pessoa vai perceber que não ficamos focados somente no ponto negativo e conseguimos enxergar pontos positivos e assim a pessoa ofenderá menos e se sentirá mais motivada a melhorar frente aos desafios da produção textual.
Dessa forma seguindo com eficácia as diretrizes de como realizar uma boa postagem conseguiremos ter um eficiente portfólio, do contrário, ou seja, uma postagem não eficiente é simples é só não se dedicar. Espero que este texto sirva de suporte para possíveis consulta no aprimoramento do portfólio.



Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário