sábado, 4 de junho de 2016

Porque eu sou gremista e você é colorado? E aula de campo.




   Olá colegas! O tema deste texto acima relacionado, foi escolhido pelo grupo na última aula da disciplina: Seminário Integrador III (1º de junho de 2016) no presente curso de Pedagogia na modalidade a Distância, com a professora e coordenadora Rosane Aragão, optamos pelo tema: "Porque eu sou gremista e você é colorado"? Percebi que o grupo ficou  feliz com a escolha do mesmo, contudo, é um tema que mexe muito com a emoção todos e até mesmo 
a mim, que não sou torcedora colorado. Por não ser natural do Rio Grande do Sul, sou do estado de Mato Grosso vim para cá a cinco anos atrás. Vamos ver se até o final do presente trabalho de pesquisa, se por ventura me tornarei torcedora        de um dos times de futebol daqui do Rio Grande do Sul. Tenho muita curiosidade sobre o assunto, o tema promete muito! O cronograma de trabalho é muito interessante.
   No momento vou falar somente da aula de campo que está inserida no nosso cronograma, pesquisei o conceito da aula de campo e juntei com o conhecimento que  já possuo sobre o assunto e cheguei a seguinte conclusão:
   Campo é  sinônimo de extensão. Estar a campo ou em campo implica envolver-se, captar o que há no espaço, na sua manifestação. Esse espaço proporciona uma rica vivência e um próspero encontro: de estudantes com a manifestação da cultura, do registro da cultura em seu lugar, da busca do  entendimento da manifestação e do lugar. Por isso reuniremos na nossa pesquisa conhecimento sobre os grupos de colorado contextualizando e registrando as observações de campo.  
   Pesquisa de campo é uma prática tradicional usada para coletar fatos, informações, objetos e memórias junto ás diferentes estruturas, para serem estudados. Ir a campo nos possibilita estabelecer relações com o lugar e  pode  incluir entrevistar pessoas dos times colorado. Sem isso, não seria possível compreender e aprender a origem da manifestação e das informações relativas ao fenômeno ou objeto de estudo.    .
   O trabalho de campo consiste em realizar prática de observação, experimentação de metodologia de pesquisa com abordagem cultural e busca de saberes das práticas e manifestações. Com o trabalho de campo pode-se dar o desvendar compreensões enraizadas e protegidas por ideologias. Essas observações incitam muitas indagações e questionamentos. Especialmente quando as ocorrências forem a primeira vista estranha ao que é observado como normal ou comum.
Por fim a vivência em campo retratará alguns dizeres extraídos do relato de campo, que irá enriquecer bem o nosso trabalho de pesquisa explorando esse universo de informações, registrando sua diversidade, esse será o nosso compromisso com essa pesquisa de campo. Diferenciando e enriquecendo um pouco a aula no auditório do Campus da Pedagogia EAD, saindo um pouco da rotina de sala de aula e das nossas residências.
A imagem acima representa e ilustra como é realizada uma aula de campo.
Bibliografia
Moçambique de Osório / catálogo da exposição organizado por Álvaro Luiz Heidrich e museu da UFRGS - Porto Alegre: UFRGS, 2013. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_de_campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário