576 × 449 - clickgratis.com.br
Em minhas pesquisas sobre o brincar para a criança, me fizeram amadurecer mais e ver todo o processo da fase da criança como algo que precisa acontecer e é natural que aconteça. Meus alunos adoram brincar! Alguns ficam muito zangados quando são interrompidos em suas brincadeiras ou se alguém mexe em seus brinquedos, seria como se quebrassem alguma regra, aprendem a ter noção de seriedade e disciplina.
Percebi nesses estudos sobre a ludicidade muitas respostas, que me fizeram refletir o porquê da importância do brincar. As crianças adoram brincar e o quanto elas precisam brincar, as brincadeiras as preparam para o futuro.
Segundo a psiquiatra Suzana a criança que não brinca na infância será mais propensa a desistir fácil dos seus objetivos, a ser mais agressiva, retraída etc...
Entendo que as briguinhas de brincadeiras fazem parte da preparação para a sua maturidade e também para saberem lidar com o estresse da vida adulta.
Em fim hoje apoio muito mais meus alunos a brincarem e sempre que posso associo o conteúdo a um tipo descontraído de brincadeira e assim eles acabam aprendendo brincando, o trabalho rende mais, eles não ficam enfadados com o conteúdo aplicado. Sinto a satisfação deles ao desejarem vir para a escola, se integrando mais ao grupo e acreditem parece que não, mais o nível de concentração deles aumentam! São mais desinibidos, pena que muitos pais não tem essa mesma percepção! muitos não compreendem essa fase linda! Que logo passa.
Colegas quem desejar saber mais sobre a pesquisa da Dr Suzana é so procurarem aqui: Suzana Herculano – Houzel, neurocientista professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ)- SIENTIFIC AMERICAN - Mente e cérebro ano XIX Nº 233.
Que bom que estamos podendo desenvolver um assunto tão serio. Realmente fundamental compreender a necessidade de brincar para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.
ResponderExcluirQue bom que conseguiu unir as teorias abordadas com as tuas experiências.
katielle
Tutora Ludicidade