É magnífico! Quando percebo como na imagem acima as crianças traçando a escrita uma um pouco mais entendida sobre os tipos de signos gráficos e a outra no seu próprio entendimento dos signos gráficos, essa ultima segundo Ferreiro não é menos entendida do que a outra, sobre seu traçado, explicarei melhor abaixo.
É interessante quando notamos as descobertas dos alunos por exemplo: quando ela nota que existem dois tipos de signos gráficos, além dos desenhos que são as letras e os números.
Abandonei a neura de me cobrar tanto e me preocupar com o certo e o errado, pois para a criança o seu traçado de escrita está correto e o adotamos como certo.
Segundo o raciocínio de Ferreiro, no inicio da alfabetização as dificuldades que as crianças enfrentam nessa fase faz parte da construção do sistema.
Dessa forma os aspectos convencionais da escrita ( forma das letras, alinhamento horizontal, da esquerda para a direita) vão sendo adquirido ao escrever, essa seria a aprendizagem da lei da escrita.
Com essa compreensão nos tranquiliza e faz com que tranquilizemos também nossos alunos, seria como se o tempo fosse o melhor remédio e ao meu ver a aprendizagem é nada mais do que um processo de sequencia de ensino, atrelado a repetições desses processos que com o tempo tende a melhora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário