terça-feira, 28 de maio de 2019

TIC e a EAD

 Inclusão digital

Businessman using notebook with technology, internet and networking concept : Foto de stock



Pensando na oportunidade que tive de cursar uma licenciatura a distância aumenta as possibilidades de inclusão digital, o que por sua vez amplia a percepção de mundo bem como trás empoderamento e autoconfiança.
Reconheço e sei dos benefícios do acesso a um curso superior a distância em especial as aprendizagens das TIC, posso dizer com conhecimento de causa, pois vivenciei isso em minha vida acadêmica desde o início no PEAD.
Confesso que com certeza a EAD foi minha chance de inclusão no universo acadêmico, fiquei mais ativa virtualmente depois que do PEAD, vi-me bem mais ativa e curiosa. Lembrando que não foi sempre assim, no início do curso, sentia-me confusa e tinha ansiedade, queria fazer tudo menos tocar no computador. Mas, precisava pois, minha faculdade era EAD, Eu não sabia nem postar minhas tarefas. Ficava pensando será que é da forma que estou fazendo? Tudo era novo precisava de ajuda, lembro-me que a tutora Raquel muito eficiente caiu do céu e me deu um grande empurrão. Quando via colegas digitando com muita rapidez, enquanto eu, catando milho como diz no interior, me sentia um pouco impotente e até mesmo envergonhada e receosa de perguntar e errar. O legal!  É que fui ganhando habilidade, desenvolvendo técnica que nem eu mesmo sabia que conseguiria desenvolver, por exemplo, postar documento, vídeos, fazer pesquisa de diversas forma. Aprendi a usar a plataforma do Pbworks, aprendi a dominar o espaço da internet trocar mensagens de forma nova para mim. Na minha cidade em MT só tem uma universidade pública e é muito concorrida. Sinto-me muito grata pelo salto que as universidades estão rompendo seus muros para a inclusão digital e comunicação mediada com o computador. Não só com seus belos laboratórios de informática, mais mediando e possibilitando para que de fato a inclusão digital seja uma realidade no campo acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário