Buscando inspiração, e o aprimoramento do meu conhecimento sobre o tema acima, me reporte a fim de enriquecei meu comentário da aula expositiva a revista:" Nova Escola". Na tese Indisciplina e Desenvolvimento Moral na Educação Infantil, ela mostra que muitas das atitudes consideradas plos docentes como bagunça são, nna verdade, importantes para desenvolver a sociabilidade da meninada. Por exemplo, a famosa conversa com paralela. "Na Educação Infantil, ela deve de ser encarada como algo que ajuda no desenvolvimento moral dos pequenos e tem a ver com a vivência", explica Mariana.
De acordo com ela, a dificuldade em aceitar ou seguir regras e respeitar o outro, inclusive figuras de autoridade, também se relaciona a esse processo. Por isso, por mais que as normas estabelecidas pelos docentes sejam claras, se forem coercitivas e autoritárias, não farão sentido para a criançada. Regras como não empurrar e não bater no colega podem ser bem entendidas se assimiladas pelas crianças de modo reflexivos. É mais adequado conversar e questionara-las:pode bater no colega ou não pode? "Dessa forma, os pequenos entendem as regras e os combinados por meio de conclusões que eles mesmos elaboram".
Antonia,
ResponderExcluirMuito importante pensarmos sobre esse assunto, bagunça e indisciplina, o que estes conceitos significam? O que caracteriza bagunça e o que caracteriza indisciplina?
Sempre que citar algum autor é importante você colocar a referencia correta, quem falou, onde leu, ano da publicação, pra situar melhor o seu leitor. ´
Cuidar os erros de digitação.
Att,
Rocheli