segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Depressão: Como um Vaso Quebrado Élder Jeffrey R. Holland



Estava um tanto deprimida quando me deparei com este lindo discurso do Elder Holland, a qual me proporcionou um alívio e acalmou meu coração. Gostaria de compartilha-lo com vocês caros colegas na esperança de que em momentos de depressão saibam que não estão sóis e onde encontrar alívio para sua alma.
O profundo abismo”,3 e o superaram, entre os quais estão Abraham Lincoln, Winston Churchill e o Élder George Albert Smith, este sendo um dos homens mais gentis e cristãos de nossa dispensação, que combateu uma depressão.
Acreditem em milagres. Tenho visto tantos milagres acontecerem quando tudo indica que não há mais esperança. Sempre há esperança. Se esses milagres não acontecerem logo ou plenamente ou aparentemente nunca, lembrem-se do próprio exemplo angustiante do Salvador: se a taça não passar, beba-a e seja forte, confiando que dias melhores virão.5
A fim de prevenir a doença, sempre que possível, estejam atentos aos indicadores de estresse em sua própria vida e na de outros que vocês possam ajudar. Assim como fazem com seu carro, estejam alertas à elevação de temperatura, ao excesso de velocidade e ao baixo nível de combustível no tanque. Quando enfrentarem uma “depressão por exaustão”, façam os ajustes necessários. A fadiga é nosso inimigo comum — portanto, diminuam o ritmo, revigorem-se e reabasteçam. Os médicos nos garantem que, se não reservarmos um tempo para nos sentirmos bem, sem dúvida depois teremos que despender tempo passando mal.
Se as coisas continuarem a ser debilitantes, procurem o conselho de pessoas de confiança, com formação profissional comprovada, competência e bons valores. Sejam honestos com elas sobre sua história e suas dificuldades. Em espírito de oração e de modo responsável, ponderem o conselho delas e as soluções que receitarem. Se vocês tiverem apendicite, Deus espera que procurem uma bênção do sacerdócio e também o melhor atendimento médico disponível. O mesmo se dá com os distúrbios emocionais. Nosso Pai Celestial espera que usemos todos os maravilhosos dons que Ele concedeu nesta maravilhosa dispensação.
Se vocês forem a pessoa aflita ou o cuidador dela, procurem não se sobrecarregar com o tamanho da tarefa. Não tenham a pretensão de consertar todas as coisas, mas consertem o que puder. Se suas vitórias forem pequenas, fiquem gratos por elas e sejam pacientes. Dezenas de vezes nas escrituras, o Senhor ordena alguém a aquietar-se e a esperar.6 A perseverança paciente em algumas coisas faz parte de nossa educação mortal.
Para aqueles que cuidam de outros, em seu dedicado empenho de ajudar alguém a recobrar a saúde, não destruam a sua própria. Sejam sábios em todas as coisas. Não corram mais rápido do que as suas forças permitam.7 Além do que vocês forem ou não capazes de prover, ofereçam suas orações e seu “amor não fingido”.8 “A caridade é sofredora e é benigna (…) [ela] tudo sofre, (…) tudo espera, tudo suporta. (…) A caridade nunca falha.”
Por fim nas palavras do Elder Holland encerro o presente texto, que tanto me ajudou a superar o momento de aflição em que vivi devido a depressão, que como o autor mesmo diz “como um vaso quebrado”é assim que me senti em muitos momentos de crise depressiva, profissionais preparados, os remédios, amigos e familiares (estes mesmo de longe me auxiliaram muito). Não importa qual seja sua provação, meus irmãos e irmãs, — mental, emocional, física ou outra qualquer — não tentem dar cabo ao precioso dom que receberam: a vida! Confiem em Deus. Agarrem-se a Seu amor. Saibam que um dia a alvorada surgirá brilhante e as sombras da mortalidade se dissiparão. Embora possamos nos sentir como um “vaso quebrado”, segundo o salmista,10 devemos nos lembrar de que esse vaso está nas mãos do divino oleiro. Mentes despedaçadas podem ser curadas assim como ossos e corações partidos. Enquanto Deus está operando tais reparos, o restante de nós pode ajudar, sendo misericordiosos, bondosos, sem julgamentos.


Mudança



Pela 10º vez vou mudar de residência, as vezes me pergunto o que estou aprendendo com tudo isso. Toda ruptura não é fácil, gera insegurança no início.
O ensino desde o Império passou por muitas mudanças, o que resultou em avanços pedagógicos. Porém a Ditadura deixou marcas profundas que até o momento, a escola ainda se vê refém, como por exemplo, o ensino lúdico, o aprender com experimento. Onde a criança aprende de uma forma mais prazerosa. A escola ainda está atrelada a seguir normas e currículos não conseguem quebrar esse paradigma. Ainda tem aquela cultura conteudista que vê a nova metodologia de ensino como um mero passa tempo. O novo as vezes assusta e dá trabalho. Por isso a resistência em aceitar o novo.

Gratidão



Hoje resolvi escrever sobre a gratidão, pois a tempos atrás li em um jornal sobre uma pesquisa de três palavras que as pessoas menos dizem umas as outras. Espero que não julguem este texto sem valor por não me lembrar da fonte de onde li sobre a pesquisa.
A pesquisa colocou três palavras: te amo, me perdoe e obrigada, adivinham quem disparou na frente? Sinto dizer mais não foi eu te amo, essa palavra é tão romântica e carinhosa que os casais vivem falando um para outro, nos momentos carinhosos os pais falam para seus filhos e vice versa. Perdoe-me não é tão comum se não, não haveria tantos divórcios, mais ainda não é essa. Acertou quem apostou na palavra obrigada (o), segundo a pesquisa as pessoas não tem mais o hábito de agradecer uns aos outros, pois não somos uma ilha constantemente recebemos favores, gestos de carinho e amor e esquecemos naquele momento e depois de agradecer por tal gentileza.
Lembrei me da parábola que creio todos devem se lembrar dos Dez Leprosos, onde em Lucas e Mateus da Bíblia relatam muito bem que: “O Salvador ia passando e a multidão o acompanhava, Ele deixou o povo e foi ao encontro dos Dez Leprosos que naquele momento eram discriminados pelas pessoas e ficavam só de longe acompanhando o Salvador. E o mestre encheu-se de intima compaixão como diz em Mateus que foi até eles (os Dez Leprosos), e curou um por um. Aqueles que conhecem essa parábola sabem que, dos Dez apenas um voltou para agradecer. Não foram Dez que foram curados, o Salvador perguntou cadê os nove?
Assim acontece conosco constantemente recebemos gestos de gentileza, e pensamos tal pessoa não faz mais que a sua obrigação e deixamos de agradecer e penso que até alguns cavalheiros deixam de ser “cavalheiros” por não receberem um muito obrigado da “dama”, assim acontece constantemente. Se não nos policiarmos ensinarmos as palavrinhas mágicas a nossos filhos, sobrinhos e alunos a cultura da gratidão vai se perder cada vez mais, correndo o risco de ser eliminada de vez do nosso vocabulário.
Como não quero falhar com vocês caros colegas desde já agradeço a todos que direta e indiretamente me auxiliaram durante o curso isso vale para os tutores, professores e coordenadores do curso, que as vezes nos ajudam só com um belo sorriso e uma simples palavra levanta o nosso astral, as vezes não precisa de muita coisa para ajudarmos alguém. Por isso sou grata a todos vocês. Beijo gd.

Mudança
Pela 10º vez vou mudar de residência, as vezes me pergunto o que estou aprendendo com tudo isso. Toda ruptura não é fácil, gera insegurança no início.
O ensino desde o Império passou por muitas mudanças, o que resultou em avanços pedagógicos. Porém a Ditadura deixou marcas profundas que até o momento, a escola ainda se vê refém, como por exemplo, o ensino lúdico, o aprender com experimento. Onde a criança aprende de uma forma mais prazerosa. A escola ainda está atrelada a seguir normas e currículos não conseguem quebrar esse paradigma. Ainda tem aquela cultura conteudista que vê a nova metodologia de ensino como um mero passa tempo. O novo as vezes assusta e dá trabalho. Por isso a resistência em aceitar o novo.






quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A Escola de Sagres




“Com o surgimento da Escola de Sagres, Portugal aperfeiçoou sua tecnologia e se tornou pioneiro na expansão marítima. Suas expedições ficaram famosas pelas descobertas de novos continentes, inclusive a América (mais precisamente, o Brasil) e a Coroa, que já era rica, se tornou milionária. Escravos, especiarias, pedras preciosas, tudo o que encontravam em terras descobertas era apoderado. Foi nesse período que houve o aperfeiçoamento da bússola, instrumento que indica o ponto cardeal Norte, e a invenção do Astrolábio, usado para medir a posição das estrelas. Esses instrumentos facilitaram as expedições marítimas, pois muitos navegantes se perdiam mar afora, acarretando copiosos prejuízos. Também foi inventado o Sextante (para medir ângulos) e o Quadrante (para medir alturas).

Alguns historiadores afirmam que a Escola de Sagres nunca existiu. Por não ter nenhum registro histórico, autores dizem que a história não passa de uma lenda que visava promover o Infante de Sagres.”
 

Por Demercino José Silva Júnior
Caros colegas para finalizar resolvi escolher este texto, para mostrar como a História não é exata e que através da pesquisa está sempre mudando. Aprendi que a Escola de Sagres existiu e até o decorei, por isso é importante desconstruirmos o antigo em prol do novo saber e repassar isso para os nossos alunos, não como uma verdade absoluta.   Resgatamos assim da História o senso crítico.
Aprendemos a analisar, a refletir, pensar, contextualizar e a não aceitarmos facilmente tudo o que vemos e ouvimos. Percebemos que a Historiografia está em constante mudança. Os Historiadores e Arqueólogos são verdadeiros cientistas, estão sempre pesquisando e investigando, dão uma contribuição muito grande a toda a humanidade. 


Referência:
http://alunosonline.uol.com.br/historia/a-escola-sagres.html

Plagio



Vejam só caros colegas, resolvi falar sobre Plagio justamente para não cair nesse erro. Às vezes me vejo nessa neura de estar escrevendo, e vezes ou outra me pego lembrando dos textos que é nos indicado para lermos no Moodle.
É interessante saber que essa não é só minha preocupação mais de tod@s nós do curso. Pois devemos pesquisar bem e conhecer o seu conceito para não correr o risco de estarmos plagiando alguma obra ou autoria.
Mas vamos ao que interessa pesquisei e cheguei à seguinte conclusão, pois escolhi um dicionário on-line que a meu ver esclarece em poucas palavras o significado de Plagio: “Significa a cópia de algo anunciado assumindo a sua autoria ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria”. “O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Códigopenal Brasileiro, e na lei 9610. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral. Além do mais, copiar trabalhos de outra pessoa, que já tenha feito, é considerado plágio, mesmo com o consentimento do autor..”. Em outras palavras é uma total falta de ética se apropriar de uma obra ou autoria, idéia que não é sua.
Dessa forma vamos evitar o Plagio, nos vigiando mais para não corrermos esse risco, pois não devemos fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem. Agindo dessa forma, não incorremos o risco de cairmos no plagio, mesmo sem querer, para não darmos margem para que alguém nos acuse de falta de ética e assim nos mantendo com a consciência tranqüila.

Referência:
https://www.significados.com.br/plagio/