Estava pensando sobre as interdisciplina que estudei no semestre passado. Em especial a interdisciplina Organização do Ensino Fundamental relembrando a Gestão Democrática.Quando é enfatizado o papel da escola quando diz que a Gestão Democrática além de cidadã, é solidária, participativa, voltada para o diálogo e porque não dizer inclusiva. Propiciando meios para que a comunidade escolar fique mais ativa e participativa na escola. Observo muito isso, na verdade por ser temas novos e algumas escolas estarem em face de adaptação. O caminho ainda está um pouco distante de uma Gestão realmente Democrática. No papel tudo é maravilhoso. Mas, a realidade ainda é diferente. Na minha escola sempre tem que vir a equipe de Inclusão para impulsionar o processo de Inclusão, algo que todos sabem que deve ser feito e não fazem até que chega num ponto que outras autoridades tem que vir e exigir que aconteça, porque sempre vão protelando. Por exemplo estava com uma aluna com síndrome de Down que tinha medo de altura, e a turma dela tinha ido para a sala do segundo andar a direção foi notificada e nada foi feito a respeito. Até que chegou a equipe de inclusão da prefeitura para que a equipe diretiva tomasse uma atitude e finalmente o problema.está sendo resolvido.
Gostaria neste momento de externar todo o meu carinho e afeto a minha princesinha (Down), este ano esta aluna foi um belo presente para mim. Estou aprendendo muito com ela e sua família. Uma vez que são muito dedicados a ela.
Encontrei o presente texto abaixo em um pedaço de revista que não tinha o nome do autor, porém imagino que este seja um fotógrafo pois tinha muitas fotos de pessoas com deficiência. O texto é pequeno e diz assim: Diferença> os seres humanos são diferentes. Cada um de nós tem suas particularidades. Conhecer essas diferenças e respeitá-las é fundamental para a vida social.
Conviver com pessoas diferentes enriquece nosso cotidiano com perspectivas variadas. Pessoas com Síndrome de Down, por exemplo, tem uma forma diferente de se relacionar com o mundo e costuma demonstrar muito afeto.
Em fim o autor enfatiza que existe diversidade de formas, de beleza e comportamento. Apresenta muitas fotos de pessoas extraordinárias, pra lá de especial. Como a minha aluna princesa além de linda tem uma pureza e meiguice fascinante.
Olá Antônia!
ResponderExcluirTua reflexão ficou muito boa na medida em apresenta um exemplo de tua prática para ilustrar aquilo que afirma. Além disso, é muito importante este link que você estabelece com a interdisciplina do eixo anterior.
Para qualificar a postagem é fundamental incluir as informações disponíveis em relação ao texto citado, isto significa que quando não sabe o nome do autor ou outras informações você deve informar todas as informações que tiver disponível, por exemplo: qual o nome da revista? sabe o ano que ela foi publicada?
Abraço,
Cátia
Tutora Seminário Integrador