sexta-feira, 6 de julho de 2018

Teoria da Equilibração, com Fernando Becker




Caros colegas! Foi fantástico o encontro do nosso curso de Pedagogia modalidade EAD, na FACED.
O Reitor da UFRGS se fez presente tivemos a palestra lúdica, duas bancas. Finalizou o evento com chave de ouro com a presença do autor Fernando Becker. Ele elucida a teoria de Piaget, explica como as pessoas aprendem no mundo que as cercam, como a criança recém-nascida avança para um estado de conhecimento que terá quando se tornar adulto.
Gostaria de colocar neste blog o resumo que fiz da palestra deste autor (Fernando Becker) o qual esclareceu em pouco tempo muito bem as duvidas que tinha a respeito da teoria de Jean Piaget, sobre Acomodação, Assimilação e Equilibração.
Equilibração: Piaget diz que as pessoas tem necessidade de aprender para se manter em equilíbrio. Ou seja, as pessoas se sentem melhor quando entendem o mundo que as cercam. Sempre que deparamos com algo que não entendemos nos incomoda e nos desequilibramos. Para  voltar ao estado de equilíbrio a principio ignoraramos, uma atitude inteligente. Ou seja, seria entender aquela novidade que nos foi mostrada. A curiosidade nos leva a entender o mundo.
Assimilação: Quando nos deparamos com algo que parece fácil por ser muito familiar. Esse processo de reconhecer algo novo com base no conhecimento que já possui. Aqui o sujeito age sobre o objeto.
Acomodação: Aqui a criança precisa modifica seu conhecimento prévio para dar conta das novas informações pelas as quais estão se preparando. Esse processo é importante para que a criança consiga assimilar o novo.  Em pouco tempo de modificação dos conhecimentos prévios é o que é chamado de Acomodação. São os processos que nos permitem conhecer o mundo. Assim, graças a esses processos que reformulamos o conhecimento que temos do mundo. É quando o sujeito age sobre o objeto quando precisa, gerando a adaptação. Ou seja, a Assimilação e Acomodação são dois subprocesso que vai levar ao processo da Equilibração Majorante. Esse processo faz com que a criança reformule o seu conhecimento sobre o mundo.
O encontro foi maravilhoso e muito proveitoso. Abraços a todos.


Referencia: Disponível: +&fr=mcafee&imgurl=http%3A%2F%2Fs2.glbimg.com%2F59Qe  Acessado em 05/07/2018

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Estágio de desenvolvimento de Piaget







Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=V-Uv0mFuD88 Acessado em 05/07/2018.

Ao refletir os referenciais teóricos indicados na interdisciplina de Linguagem e Educação. A teoria de Jean Piaget, percebi as grandes contribuições deste autor.
Referente aos 4 estágios a começar pelo 1º estágio Sensório Motor(0 a 2 anos) a sensação e a motricidade são  mediadores da relação do sujeito com o mundo. Descobre o mundo através da sua sensação. A inteligencia da criança é mais prático onde a criança precisa tocar e pegar. Inteligência Individual, ausência de socialização. 
2º estágio pré-operatório (2 aos 7 anos) . No presente estágio o sujeito descreve os objetos e onde surge o pensamento. A principal característica desse estágio é o egocentrismo. Ainda não consegue usar de empatia em certas situações. O surgimento da linguagem enquanto uma passagem.  Enquanto uma possibilidade do sujeito sair do mundo prático da inteligência. Mas, o pré-operatório sem  a condição do pensamento reverter e conservar. Neste estágio a pratica  se inseri no mundo das representações e no mundo da linguagem faz com que surja o pensamento. Vive no mundo da magia, do animismo. Usa muito os objetos como simbolismo. Estabelece sua comunicação com o mundo.
3º Estágio Operatório Concreto (7 aos 12 anos): A criança já consegue ter noção de tempo e espaço, faz operaçõesJá consegue fazer relações entre as coisas como entre o que é certo ou errado. É onde, o sujeito ganha a condição de reversibilidade e conservação, fazendo com que aquela inteligência diante dos objetos consiga realizar operações concretas. O conteúdo é fundamental para que a operação surja. Egocentrismo, contradição na fala, sem autonomia. Personalidade, trocas diálogo.
Por fim o ultimo estágio operatório formal ou lógico formal (12 aos 20 anos): Onde, o sujeito consegue apenas com a sua estrutura lógica, seu pensamento chegar aos resultados em que eles sentem que é necessário naquele momento. Aqui o sujeito consegue fazer as suas operações sem os conteúdos concretos. As crianças já conseguem fazer outras abstrações. Nesta fase acontece a consolidação da personalidade e individual. A escola e o professor indica caminho que levará a criança a desenvolver a sua autonomia, com a submissão, cooperação a universalidade voluntária.
Por fim para Piaget cada um destes estágios a criança tem suas necessidades de se interagir com as pessoas, objetos, e o mundo onde vive. Ou, seja, mostra que a aprendizagem se dá de dentro para fora. Ou seja, a aprendizagem acontece antes da inteligênica. https://www.blogger.com/blogger.g?blogID


.
Referência:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V-Uv0mFuD88 Acessado em 05/07/2018.
Disponível em:https://www.blogger.com/blogger.g?blogID Acessado em 05/07/2018